quarta-feira, 5 de setembro de 2007

E vale a pena ir?

Chegamos na reta final. E eis que surge a pergunta: vale a pena desfilar no Sete de Setembro? Vale a pena acordar cedo, mofar no ponto pelo ônibus para a Afonso Pena e marchar por quase dois quilômetros em prol de uma instituição?

Bom, depende do ponto de vista.

Há pessoas que não se comprometem com a História do Colégio. Que esquecem que existe uma alma que os guia pela Casa Marechal Rosas - e que essa alma transcende toda e qualquer atitude racional.

O mais racional seria deixar de ir ao CM, não desfilar e desprezar essa merda - e, como disse o Cel. Rossi, só aluno pode chamar o CM de merda! Porque só aluno que chafurdou na merda e de lá voltou, com o caráter formado.

Vale a pena desfilar?

Se você for do espírito continuísta, que prefere as coisas como estão, então fique na sua caminha quente. Não levante, não faça nenhum movimento pelo Colégio. Porque do jeito que tá, tá bom: sem atividades na parte da tarde, sem formaturas noturnas, sem aniversários "ao nível do" Colégio... Tá bom do jeito que tá, né?

Agora, se você for da turma do "amo este Colégio", vá desfilar. O Desfile em si nada representa; nada significa marchar Afonso Pena abaixo em pleno feriadão do Dia da Pátria. A simbologia do Grupamento da SLEA está na coesão: eu sou ex-aluno, eu posso ajudar aquela merda! A simbologia do Grupamento está no lema: AD SUMUS - aqui estamos, aqui viemos, aqui chegamos!

E por que estamos aqui? Pra que vamos chegar na Afonso Pena 8h da manhã pra desfilar? Sabe pra quê? Porque AD SUMUS, não importa quão grande é o perrengue que atribule a Casa Marechal Esperidião Rosas. Se AQUI ESTAMOS, não é por amor às dependências físicas do CM, mas, sim, às dependências emocionais. Dependências no sentido de droga mesmo - estamos todos viciados por aquela droga de Colégio.

O Desfile dos Ex-Alunos é um marco interessante e impactante na vida do Colégio. Significa que esta instituição não morreu dentro da gente. Muito antes pelo contrário: ela permanece viva. Nós saímos do Colégio, mas ele não sai da gente nunca. Ainda que haja ressentimentos, ele está presente nas nossas amarguras diárias. Aqueles que têm amor pelo CM, sabem do que eu digo. Não precisa nem escrever. Aliás, nem tem como: é indescritível.
Enfim, vale a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Se Fernando Pessoa não é do seu agrado, então vá dormir. Esqueça que existe uma instituição que te acolheu e que, independentemente do péla-saco que te incomodar lá dentro, você ainda pode contar com o Espírito Garança.

Vale a pena?

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Tênis e Sapato, I hope you enjoy. The address is http://tenis-e-sapato.blogspot.com. A hug.